Publicidade

As motos trail estão entre as preferidas dos brasileiros. Afinal, oferecem robustez para encarar a buraqueira da cidade, versatilidade para aventuras e conforto para viagens. E modelos como as Sahara e Lander estão prontas para tudo isso e muito mais. Então, qual é a melhor delas?

 

Sahara e Lander: qual escolher?

A resposta irá depender das prioridades de cada motociclista. Uma moto completa ou com o melhor custo benefício? A mais potente ou a que faz mais quilômetros por litro? Por isso, elaboramos um comparativo simples para mostrar qual a mais indicada para cada necessidade ou realidade.

sahara e lander

Sahara e Lander são boas opções para quem busca uma moto econômica, verstátil e confiável. Então, qual escolher?

Publicidade

Antes, vale destacar que os dois modelos se destacam em quesitos como conforto, durabilidade e economia, cumprindo com êxito o propósito das motos trail. Inclusive já as comparamos detalhadamente aqui, e aqui as colocamos do lado de opções da BMW e Kawasaki.

 

A Sahara 300 pode ser a melhor…

1. Para quem prioriza tecnologia

A Honda tem vários recursos ausentes na Lander 250. Enquanto a Yamaha sequer possui ABS na roda traseira ou indicador de marchas no painel, a Sahara tem ABS nas duas rodas, iluminação full-LED, painel completo, embreagem assistida e deslizante, tomada USB e sistema de frenagem ESS (luzes de emergência). Ou seja, a Honda é mais completa.

sahara e lander itens de série

A Sahara é, de longe, a mais completa. Tecnologia vai do painel completo à embreagem assistida e deslizante

Publicidade

 

2. Para quem busca mais desempenho

Se importância é um ponto importante para você, a balança pende novamente para a Sahara. Afinal, o modelo entrega 25,2 cv de potência e 2,74 kgf.m de torque, contra ‘apenas’ 20,9 cv e 2,1 kgf.m da Yamaha. Na prática, estes 20% a mais de cavalaria fazem diferença nas acelerações e retomadas, bem como na hora de manter velocidades mais altas na estrada – sobretudo se estiver levando garupa.

Teste honda Sahara 300 (17)

A Sahara tem 20% mais potência que a Lander, o que faz diferença na hora de retomadas, acelerações e manter altas velocidades

 

Publicidade

3. Para quem quer uma moto ‘mais adventure’

Não se engane pelo para-lama dianteiro baixo, a Sahara 300 está pronta para aventuras severas no off-road. Afinal, seu chassi derivado da CRF 250F lhe conferiu muito mais agilidade e robustez que visto na sucessora XRE 300.

sahara e lander off road

A Sahara herdou vários componentes da CRF 250F, incluindo o chassi. Então sim, você pode esperar muita aptidão off-road dela

Ao subir na moto, o piloto já nota como ela é mais esguia que a antecessora. Além disso, as suspensões são mais firmes, justamente para mandar bem em obstáculos como buracos e valetas. Por mais que a Lander também seja competente neste quesito, a Honda demonstra potencial para ir um pouco mais longe.

 

Pense numa Lander 250 se você…

1. Prioriza custo-benefício

Nem tudo mundo se importa em ter a moto mais badalada do mercado. Às vezes, menos é mais. Para muitos, ‘apenas’ uma trail média competente já está de ótimo tamanho. E a Lander 250 é uma, pois une robustez, conforto, versatilidade e economia. E, nas lojas, custa cerca de R$ 6 mil a menos que a Sahara. Segundo a Fipe, a Yamaha é negociada a aproximadamente R$ 27.633, enquanto a Honda tem preço médio de R$ 33.578.

Quem busca ‘apenas’ uma trail média competente, pode suprir todas suas necessidades com a Lander. E ainda vai economizar 6 mil reais

 

2. Privilegia o pós-vendas

Um dos principais trunfos da Lander para fazer frente à Sahara, mais moderna e potente, está no pós-vendas. Isso porque a Yamaha oferece 4 anos de garantia ao modelo, a maior do mercado nacional. Além disso, ela faz parte do seu programa de Revisão Preço Fixo. Não que os 3 anos de garantia da Sahara sejam um ponto negativo, mas o prazo estendido da Lander pode acabar conquistando aqueles que já precisaram da garantia em algum perrengue – e não a tinham.

sahara e lander pós-venda

Lander tem 4 anos de garantia e Revisão Preço Fixo. Tudo para dar mais tranquilidade ao futuro cliente

 

3. Prefere motos ‘consagradas’

A Sahara deriva de projetos bem-sucedidos da Honda, como CRF 250F e CB 300F Twister, então comprá-la está longe de ser uma ‘aventura’. Porém, o modelo é um lançamento e, como tal, está longe da tradição da Lander 250, conhecida dos brasileiros há 18 anos. Assim, a Yamaha pode ser uma opção mais sensata para quem prioriza um produto estabelecido, ‘aprovado’ pelo mercado há muitos anos – ou décadas.

xtz 250 Lander - visual com estilo dedicado ao off-road

A Lander 250 é conhecida do mercado há quase 20 anos, construindo uma história marcada pela robustez e economia

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza