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Quando a Sahara 300 chegou ao mercado, chamou a atenção por muitas coisas… inclusive pelo visual semelhante ao da sua antecessora. Mas o que muda entre as motos da Honda? Na verdade, exceto o design, praticamente tudo! Por isso, separamos 5 fatores que mais diferenciam a nova moto trail da velha XRE 300.

1 – Motor: Sahara 300 e XRE

O motor da Sahara 300 é completamente diferente do visto na XRE. Muda literalmente tudo, da arquitetura de construção aos diâmetros dos parafusos.

A Sahara tem um motor OHC de 293,5 cm³, baseado na CRF 250F – e muito próximo ao visto da CB 300F Twister. Com comando simples no cabeçote, prioriza força em baixas e médias rotações. Já a XRE adota uma usina DOHC, onde o duplo comando de válvulas privilegia o desempenho em altas rotações. Ele foi criado para a CBX 250 Twister e Tornado, mais tarde atualizado para CB 300R e XRE 300.

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2 – Chassi

Novamente, há muito mais diferenças que semelhanças. O chassi da nova Sahara cc é muito similar ao que equipa a CRF 250F, moto especificamente projetada para a prática do off-road, com arquitetura tipo berço semiduplo.

Enquanto isso, a velha XRE usava um chassi de berço simples, herdado da antiga Tornado. Assim, os componentes ficam em posições diferentes, a distribuição de peso muda e os ângulos (como o cáster, da inclinação da suspensão dianteira) também são outros. Logo, o comportamento de cada uma das motos é distinto.

sahara e xre desmontadas na oficina

Repare no formato do chassi e posicionamento de componentes como o motor e tanque. No fundo, a Sahara, enquanto na frente está uma XRE

3 – Câmbio

A Sahara trouxe a novidade muito esperada da inclusão da 6ª marcha, que veio acompanhada da embreagem do tipo assistida e deslizante. Já a antiga 300 cc tinha o câmbio de 5 marchas simples, que nasceu junto com a CB 300R.

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Sahara

Novo modelo 300 cc ganhou novidades na eletrônica e em seu conjunto

4 – Balança traseira

Na traseira, a nova 300 cc tem balança de suspensão de alumínio, também derivada da CRF 250F, com curso de 225 mm. Além disso, o conjunto mola-amortecedor permite a regulagem da carga da mola em sete níveis. Já a XRE herdava a balança da Tornado, também em alumínio, mas com outro formato e dimensões. Além disso, não permitia ajustes na suspensão traseira.

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Sahara

Sahara 300 é uma grande evolução em comparação com a antiga XRE

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5 – Eletrônica

A Sahara trouxe a novidades como a referida embreagem do tipo assistida e deslizante. Além disso, tem outros recursos que eram ausentes na XRE, como a tomada USB-C e o alerta de frenagem ESS – que aciona automaticamente as luzes dos piscas em frenagens bruscas. Já os principais recursos da XRE eram a iluminação full-LED e freios ABS nas duas rodas, que foram mantidos na sucessora.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]