Parece que a icônica CB 400 está pronta para um relançamento no exterior! A naked Honda apaixonou multidões ao unir o visual clássico com o temperamento do motor de 4 cilindros em linha, ao melhor estilo CB 1300 Super Four. E agora ela pode ser modernizada, com direito até a novíssima embreagem automática.
Nova CB 400 pode ser relançada
Desde que a Honda deu sinais de intenção de lançar uma nova CB 400 Super Four, os amantes da marca japonesa estão empolgados. O modelo icônico tem uma profunda ligação com os motociclistas das décadas passadas.
No entanto, hoje os rumores dão conta que um novo modelo CB 400 seria restrito ao Japão, onde a marca já tem a NX 400 e CBR 400R. Em função disso, a mídia japonesa especializada já realizou renderizações de como poderia ser a moto e também como deveria ser o seu conjunto.
Veja também:
- Ficha técnica, potência e muito mais! Saiba tudo sobre a CB 400 no Guia Motonline
- Comparativo Transalp ou V-strom: qual a foi melhor trail de 2023?
- KTM 890 Adventure chega ao Brasil
Embreagem automática?
Segundo a imprensa japonesa, caso a CB400 venha a ser relançada no Japão, o modelo poderia ganhar alguns itens modernos da Honda. A moto poderia chegar com a nova tecnologia de embreagem eletrônica, Honda E-Clutch.
Essa novidade foi lançada recentemente nos novos CBR 650R e CB 650R, na Europa. O E-Clutch é um sistema de controle automático de embreagem, mas que opera em transmissões convencionais.
Ou seja, o E-Clutch é um sistema diferente das nossas conhecidas Biz e PCX. No caso da Biz, a embreagem é acionada pelo próprio pedal de câmbio, não existindo a alavanca no punho esquerdo. Já na PCX o sistema é o CVT, que não tem efetivamente uma embreagem convencional.
Enquanto isso, no novo sistema da Honda há a manete esquerdo na moto, mas oferece a opção de automatizar as trocas de marchas. Ou seja, acionar a embreagem se torna ‘opcional’, não interferindo nas trocas. E aí, gostaria de ver uma nova CB400 com embreagem automática também no Brasil?