Publicidade

Se no Brasil o mercado das aventureiras médias é limitado a opções como a competente CB 500 X, no exterior novas motos trail não param de surgir. Especialmente originárias da Ásia, de onde trazem eletrônica de ponta a preço acessível. Conheça este novo modelo que adoraríamos ter por aqui.

 

Nova trail é melhor que CB 500 X?

A moto em questão é a 450 MT, da gigante CF Moto – novidade que estamos acompanhando há tempos. Uma opção que concilia real aptidão para aventuras com uma interessante ficha técnica e um belo pacote eletrônico. Tudo isso ‘no precinho’.

450 mt é melhor que cb 500 x

Pronta para qualquer aventura, com pacote eletrônico que inclui painel TFT curvo e mais barata que uma scooter SH 350. Esta é a CF Moto 450 MT

Publicidade

Vamos começar por seus dotes off-road. Neste sentido, há rodas raiadas aro 21″ na dianteira e 18″ atrás, calçando pneus sem câmara. Sem medo de estrada ruim, a chinesa usa suspensões KYB, com longos 200 mm de curso tanto na frente quanto na traseira. Além disso, têm ajustes de retorno, compressão e pré-carga.

Para fechar, são nada menos de 220 mm de vão livre do solo, número comparável ao de motos trail como a Lander 250. E, ainda, protetores de motores e mãos, além de freio ABS comutável, para mais diversão e segurança em estradas de terra.

cf moto é melhor que cb 500 x na terra

Para mandar bem no off-road, tem rodas raiadas tubeless, suspensões KYB ajustáveis, ABS comutável e 220 mm de vão livre do solo

 

Publicidade

Moto trail com tecnologia

Naturalmente, o pacote eletrônico desta nova moto trail vai muito além do ABS ‘desligável’. A chinesa conta com tomada USB-C, controle de tração e iluminação full-LED. Para fechar, além das já citadas suspensões ajustáveis, há painel TFT curvo de 5 polegadas com sistema de conectividade CFMoto Ride. Para fins de comparação, nada disso está disponível na CB 500 X – exceto as luzes em LED.

Painel TFT de 5″ promete ótima visibilidade e integrado a sistema de conectividade. Ainda, há iluminação full-LED, controle de tração e tomada USB-C

 

O conjunto ainda possui itens pensados especialmente para maximizar seu desempenho e conforto em viagens. Destaque ao assento com altura ajustável (de 800 mm para 820 mm, ou até 870 mm com banco adicional), para-brisa regulável, alça traseira integrada ao suporte para baú e tanque de bons 17,5 litros. Como opcional, oferece protetor de motor, de carenagem, afastador de alforge, malas laterais e mais.

Publicidade

 

 

 

Motor mais forte que o da CB 500 X?

Se na eletrônica e aptidão off-road a nova trail 450 MT deixa a CB 500 X para trás, no quesito motorização a Honda leva pequena vantagem. Afinal, a japonesa entrega 50,2 cv e 4,54 kgf.m de potência e torque máximos, a 8.500 e 7.000 rpm.

cb 500 x equipada para viajar

A Honda pode ser menos equipada que CF Moto, mas em sua versão brasileira é mais potente que a 450 MT

Já a chinesa entrega ‘apenas’ 44 cv e 4,48 kgf.m, a 8.500 e 6.250 rpm. Porém, este número ‘baixo’ é proposital, pois permite que a moto seja pilotada com a licença intermediária A2 na Europa. No Velho Mundo, a CB 500 X também tem potência reduzida.

Uma curiosidade: na 450 MT, o motor de 449,5 cm³ tem dois cilindros em linha de 270º, numa configuração que lembra modelos como MT 07 e Africa Twin 1100. A usina conta com câmbio de 6 velocidades, auxiliado por embreagem assistida e deslizante.

450 MT parece uma moto trail pronta para qualquer viagem, seja no asfalto ou longe dele

 

Quanto custa a nova moto trail barata

Moderna, acompanhada de um pelo pacote eletrônico e pronta para viagens sem medir distância ou terreno. Para ficar ainda mais atrativa, a nova moto trail chinesa só precisava ser acessível. E é.

Na Europa, a 450 MT custa 5.990 euros – cerca de R$ 33.490 em conversão direta. Apesar de melhor equipada que a Honda, é consideravelmente mais barata que a opção japonesa. Afinal, a NX 500, substituta da CB 500 X, custa 7.425 euros – ou seja, 24% mais cara que a CF Moto.

Preço baixo é um dos atrativos da 450 MT. Na Europa, custa menos que uma scooter SH 350 – e menos que uma NX 500, claro

Agora, a má notícia. Infelizmente, a MT não tem previsão de vir ao Brasil. Já a NX 500 deve ser apresentada por aqui nos próximos meses, assumindo o lugar hoje ocupado pela bem-sucedida 500 X. Atualmente, a CB tem preço sugerido de R$ 43.260, mas costuma ser encontrada nas lojas por R$ 49.282, segundo a tabela Fipe.

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza