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O rali Dakar é conhecido pelas disputas mais difíceis do mundo. Entretanto, agora uma categoria inteira vai deixar de competir após 30 anos de participação. Mas fiquem tranquilos, as motos parecem que devem continuar! Confira as novidades.

Categoria será extinta do rali Dakar

Depois de três décadas no centro das atenções, os quadriciclos não estarão na próxima edição do rali Dakar. Em um anúncio via Instagram, os organizadores da competição afirmaram que a edição 2024, já realizada, foi a última com os pequenos de quatro rodas:

“Depois de mais de 30 anos como parte da família, o Dakar 2025 não contará com uma categoria de quadriciclos. Gostaríamos de agradecer e parabenizar todos os concorrentes que fizeram parte desta aventura. O Dakar agora se concentra nas populares motos. Trabalharemos duro para ajustar o processo de seleção e aumentar a segurança dos pilotos.”

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Fim dos ATVs

Os quadriciclos, também chamados de ATV (all-terrain vehicle), são clássicos que mesclam uma facilidade de articulação semelhante a uma moto, mas com posição de assento sentado – não montado – e claro, as quatro rodas.

Contudo, em 2024 apenas 7 ATVs foram inscritos no Dakar. Em contraste, foram 103 motocicletas participando. Mas os quadriciclos estão perdendo espaço mesmo é para os UTVs, foram 28 participando na última edição.

Dakar, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin

Brasileiros como Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tem representado o Brasil nos UTVs no Dakar

Os UTVs contam com várias semelhanças com os ATVs, mas são construídos em estrutura maior e mais robusta, semelhante a um carro. Assim, entregam um nível muito maior de segurança, diversão e desempenho que os quads, mas têm custos bem abaixo dos carros e protótipos.

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Além disso, os UTVs têm se tornado a alternativa viável para aumentar o nível de segurança na prova. Por outro lado, as motos são a categoria mais perigosa do Dakar. Entretanto, até o momento a grande popularidade da classe não deixa as duas rodas com risco de extinção no rali.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]